ARTES%20SITE_edited.png
ARTES%20SITE_edited.png
  • Mateus

WhatsApp Pay: Banco Central suspende o serviço

O Banco Central do Brasil, decidiu hoje (23/06) suspender o funcionamento das transferências de dinheiro pelo WhatsApp. Conheça o serviço aqui.


Na decisão, o órgão justificou a suspensão, dizendo que "a motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato", informou em nota.


Sobre a medida, o Banco Central afirmou ter suspendido o serviço ao que me pareceu por não entender como ele funciona. Leia:

"A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013. O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados"



Todo e qualquer serviço de pagamento necessita da autorização do BC para operar no país, sendo necessário o 'atrelamento' à uma bandeira de cartão, no caso do Facebook Pay (recurso que dá vida ao WhatsApp Pay) são MasterCard e Visa, que também foram notificadas para suspender o serviço. Eles se reunirão amanhã junto à executivos das empresas para discutir o tema.


Em caso de descumprimento, as empresas estão sujeitas à multa.


O Facebook ainda não se pronunciou.

©2020 HERO PUB. Proibida qualquer reprodução sem autorização.