ARTES%20SITE_edited.png
ARTES%20SITE_edited.png
  • GANNZ

Spotify disponibiliza letras das músicas em tempo real

Atualizado: Out 15

Desde novembro passado, o Spotify estava testando letras em tempo real.


A empresa anuncia o lançamento de seu novo recurso de letras em 26 mercados mundiais no Sudeste Asiático, Índia e América Latina.

Esta será a primeira vez que as letras são oferecidas em 22 desses 26 mercados, já que apenas Tailândia, Vietnã, Indonésia e México tiveram algum tipo de suporte de letras no passado por outros fornecedores.


O lançamento está sendo possível graças a um novo contrato com o provedor de letras Musixmatch, que também foi a fonte dos testes vistos no ano passado.

O recurso oferecerá letras em tempo real no idioma em que as músicas são cantadas.

Os usuários acessarão o recurso tocando em "Lyrics" na parte inferior da tela "Now Playing". 


Os seguintes mercados terão acesso ao novo recurso: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Uruguai, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.


continua após publicidade



O streamer havia trabalhado com o Musixmatch no passado, mas cortou os laços com o provedor em 2016 antes de se juntar ao provedor de letras Genius para o recurso "Behind the Lyrics".

Desde 2016, a Genius fornece ao Spotify histórias de fundo e comentários, além de letras parciais para ativar o recurso Behind the Lyrics, mas não oferece letras completas.


Em 2018, a Apple se uniu à Genius para fornecer letras completas aos ouvintes da Apple Music.

A Apple Music também se tornou o reprodutor de web exclusivo da Genius.


A Apple expandiu seu relacionamento com a Genius para co-produzir uma série de vídeos chamada “Verified”, disponibilizada na Apple Music.


continua após publicidade


Créditos da imagem: Bryce Durbin

O atraso do Spotify em lançar as letras deve-se às complexidades em torno das letras e do licenciamento. Como resultado, fornecer aos usuários acesso a letras licenciadas legalmente em serviços de streaming tem sido difícil para muitas empresas, não apenas para o Spotify.


O Genius tem sido muito procurado porque frequentemente trabalha diretamente com artistas.

Com a expansão das letras para esses 26 países, o Spotify oferecerá letras para 27 mercados em seus 79 mercados totais no mundo.

O Japão já havia oferecido letras através de um provedor diferente até agora.


A parceria global do Spotify com o Musixmatch fornecerá acesso ao maior catálogo de letras e traduções do mundo, diz o documento.


continua após publicidade



O novo recurso foi lançado oficialmente na terça-feira, 30 de junho, nos mercados que listamos.



Veja também:


traduzido e adaptado de Techcrunch

©2020 HERO PUB. Proibida qualquer reprodução sem autorização.