ARTES%20SITE_edited.png
ARTES%20SITE_edited.png
  • Mateus

Crítica: 'Jonas' - Ele mentiu?

Atualizado: Mar 29

CONTÉM SPOILERS


Assistimos 'Jonas' novo filme da Netflix que conta a história do rapaz de mesmo nome, que tem sua vida alterada quando conhece um aluno novo na escola.



No começo do filme, fiquei meio perdido, tentando entender do quê de fato o filme se tratava, vemos Jonas indo à um clube LGBT, arrumando briga com outros rapazes e traindo o atual companheiro, que o expulsa de casa.


De momento, são só perguntas, que vão aumentando cada vez mais ao longo do filme, com você tentando entender o que de fato está acontecendo ali.

Mais adiante, vemos a história dos rapazes ter início num flashback que se reveza com os tempos atuais durante o filme todo, um novo aluno começa a estudar no mesmo colégio de Jonas, Nathan, e a impressão que se dá quando os dois se olham é que foi "amor à primeira vista", os dois passam a sentar no mesmo lugar na aula, e até a fumar juntos, um amorzão danado.


Mas o conto de fadas não dura muito, numa noite, Jonas vai à casa de Nathan e sua mãe os leva ao cinema, ao terminarem o filme, eles saem e vão rumo à um clube, 'Boys', o mesmo em que ele arruma confusão quase todas as noites nos tempos atuais, inclusive sendo levado à delegacia logo no começo do filme. Porém, são barrados pelo segurança, após isso, um estranho aparece e convida o casal pra ir em outra boate, o problema? Essa boate não existe! No meio do caminho Nathan se irrita com o homem que estaria os levando à esse outro clube de carro, e ele agride Nathan, que acaba desacordado.



Nesse momento, Jonas puxa o freio de mão do carro, desce e sai gritando por socorro, quando o homem acelera e foge do local com Nathan ainda dentro do carro. Ele nunca mais foi encontrado.


Essa história vem a tona quando Jonas vai parar na casa do recepcionista de um hotel em que se hospedou, esse rapaz é Leonard, irmão de Nathan que nasceu na noite em que ele desapereceu, Jonas estaria perseguindo-o o tempo todo.


O filme em si tem fotografia e atuações impecáveis, MAS não faz o menor sentido e dá um verdadeiro nó na cabeça do espectador... Porquê Jonas mente ao policial dizendo que foi obrigado a sair do carro quando na verdade ele desceu por conta própria? No começo do filme, vemos uma cena onde Jonas e o pai estão em um posto de gasolina, e ele tem o que parece ser uma alucinação, onde Nathan aparece gritando com ele, pedindo que ele abra a porta do carro e perguntando porquê ele estava fazendo aquilo... Aquilo o quê? Jonas estaria escondendo o que aconteceu naquela noite? E por qual motivo ele continuava a frequentar o local em que conheceram o homem que "sequestra" Nathan? Ele estaria tentando encontrá-lo?


Em certo momento do filme, quando Jonas está na casa da mãe de Nathan, ela o questiona o motivo dele não ter "falado", e ele diz ter ficado com vergonha. MAS FALADO O QUÊ? Que teria se sentido mal por ter descido do carro? Se ele ficasse, talvez teria o mesmo final trágico de Nathan?



A conclusão que tiramos do filme, é que Jonas não conta tudo que aconteceu naquela noite, e que Nathan SIM, estaria vivo E ELE SABE (no final ele propõe uma conversa à Leonard), mas por algum motivo, não poderia contar o que realmente aconteceu e se sente culpado por não poder fazer nada. Quem era o homem que levou Nathan?


Se você quer ficar com a cabeça cheia de perguntas, sobre um filme que "não tem um final", pode entrar na Netflix e assistir 'Jonas'.


Talvez a proposta do filme seja que cada pessoa que assista tenha uma visão diferente da história "montando sua própria teoria", a nossa está aqui, qual é a sua? Deixa pra gente nos comentários!


ONDE RAIOS ESTÁ NATHAN?



Disponível na Netflix.



Nos siga nas redes sociais!

Twitter - @_hropub

Instagram - @hropb

Facebook - /hropub


Saludos, hropub !

©2020 HERO PUB. Proibida qualquer reprodução sem autorização.