HERO CORP1.png
  • GANNZ

BMW apresenta carro que muda de cor

Atualizado: 10 de jan.

Mudando a cor conforme o clima, é o que propõe a BMW com o novo conceito.

O BMW iX Flow apresentado pela montadora no evento é um protótipo de SUV elétrico com 'tinta eletrônica', que usa corrente elétrica para modificar a pintura da carroceria. Trata-se da tecnologia E Ink, a mesma presente em dispositivos como o Kindle e o relógio Pebble.


De acordo com a marca alemã, a pintura do carro elétrico tem 'milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano', cada uma delas com pigmentos brancos de carga negativa e pretos com carga positiva. Elas se misturam, podendo formar as tonalidades branca, preta e cinza, as únicas disponíveis inicialmente.

Ao serem estimuladas por um sinal elétrico, elas interagem e se acumulam na superfície, dando à carroceria do veículo a cor escolhida pelo proprietário. O detalhe é que esse inovador esquema de pintura eletrônica da BMW pode ser acionado ao tocar em um botão, bastando aguardar a mudança acontecer.


A questão estética, permitindo escolher tonalidades diferentes para cada dia, é apenas um dos benefícios oferecidos pela tecnologia de coloração eletro-forética. De acordo com a fabricante, o uso de uma determinada cor externa pode ter implicações na eficiência do SUV elétrico e no bem-estar dos ocupantes do automóvel.

Uma pintura branca, por exemplo, reflete mais luz do Sol do que o tom preto, ajudando a reduzir o aquecimento do carro e tornando a temperatura da cabine mais agradável. Por outro lado, a película externa escura possibilita absorver mais calor, podendo ser utilizada em climas frios.

Vale ressaltar que o carro que muda de cor da BMW é apenas um conceito, por enquanto. Dessa forma, não há nenhuma previsão de lançamento do iX Flow com E Ink, no momento, embora a montadora afirme que continua a desenvolver o projeto, com a possibilidade de aumentar a paleta de cores.


BMW e seu mais novo conceito revelado na segunda - feira (05) na Consumer Electronic Show 2022 (CES), que acontece em Las Vegas, Estados Unidos.


Matéria em destaque na CNN BRASIL, abaixo vídeo informativo da nova tecnologia


Não deixe de curtir nossa página nas redes sociais.

Vem discutir as últimas notícias, teorias e curiosidades sobre a cultura pop com a gente!

fontes de pesquisa

- TecMundo

- CNN Brasil




Posts recentes

Ver tudo

©2021 HERO PUB. Proibida qualquer reprodução sem autorização.