ARTES%20SITE_edited.png
ARTES%20SITE_edited.png
  • GANNZ

A história que serviu de inspiração para 'Coraline e o Mundo Secreto'

Atualizado: Mar 6

O desenho Coraline e o Mundo Secreto foi lançado há 10 anos atrás e até hoje ele consegue ser bem perturbador, não só para crianças mas para adultos também. A animação é do autor Neil Gaiman que é muito conhecido pelos personagens desse mundo secreto devido à eles terem botões costurados no lugar dos olhos e, é claro, não podemos esquecer da versão assustadora da verdadeira mãe de Coraline. Porém, Neil Gaiman não foi o primeiro à imaginar que mães falsas são verdadeiramente assustadoras.


Continua após a publicidade


A história foi baseada em um livro de terror do próprio Neil Gaiman… mas o que muita gente não sabe é que ela foi inspirada em um outro conto um pouco mais perturbador e sem final feliz, chamada “La Nueva Madre (de Lucy Clifford).


A história do livro “La nueva Madre” é uma das histórias mais estranhas e perturbadoras da era vitoriana. Sob o disfarce de um conto de fadas e uma aparente intenção preocupante, Lucy Clifford apresenta um relato sombrio e ambíguo de inocência e sedução, em que seu amigo e confidente Henry James provavelmente encontrou inspiração para Outra reviravolta. A nova mãe é uma investigação aprofundada sobre a natureza do desejo, um texto aberto a uma pluralidade de interpretações que continuam a atrair críticos, fascinam seus leitores e estimulam escritores como Alison Lurie ou Neil Gaiman, cujo romance Coraline também conta, é a fonte principal.

Como a madrasta má das histórias, Lucy Clifford nos apresenta um presente envenenado: uma experiência profundamente perturbadora que subverte nossas expectativas e nos devolve aos terrores mais íntimos de nossa infância.


AGORA VAMOS AO SIGNIFICADO OCULTO DE CORALINE!

pra quem não assistiu o filme ainda - SPOILER ALERT!


Continua após a publicidade



Para aqueles que sabem sobre o simbolismo de controle mental, o filme vai ainda mais fundo: Ele simbolicamente retrata o processo de programação de um escravo de controle mental nas mãos de um manipulador.

A primeira cena do filme é basicamente uma "introdução ao controle mental" de todo o processo. Ela mostra um par de mãos metálicas assustadoras transformando uma boneca velha em uma nova.

Se examinarmos essa cena de perto, "com olhos para enxergar", ela simbolicamente (e assustadoramente) mostra como os escravos MK (Programa Manipulação de Mentes) são pegos, traumatizados e programados por um manipulador representado durante todo o filme por uma mão metálica.

(MK-ULTRA nada mais é que um projeto feito pela CIA para controlar a mente humana).


As mãos assustadoras de uma fluência invisível estão prestes a começar a trabalhar sobre esta boneca (o que representa um escravo MK).





Suas roupas são removidas com uma tesoura (uma referência ao abuso?).

A parte interior é retirada à força (que representa a remoção da persona principal do escravo?)

A boneca é então enchida pelo manipulador e feita para se parecer como Coraline. A criação da alter-persona está simbolicamente completa.


CONCLUSÃO

Embora, à primeira vista, "Coraline" pareça ser um conto de advertência sobre apreciar o que você tem e não ir atrás de coisas que são boas demais para ser verdade, imagens escuras e torcidas do filme sugerem conceitos mais profundos.

Como comprovado pelo número de imagens utilizadas neste artigo, o filme contém uma riqueza de símbolos sutis que contam sua própria história, que está atado com o ocultismo e o processo sombrio do controle mental.



Referências: Knowledge is Power

Master Curiosidades



Nos siga nas redes sociais!

Twitter - @_hropub

Instagram - @hro.pub

Facebook - /hropub

©2020 HERO PUB. Proibida qualquer reprodução sem autorização.