HERO CORP1.png
  • GANNZ

13 Reansons Why | Relembre alguns acontecimentos

Atualizado: há 3 dias

A Netflix cancelou uma de suas séries mais controversas, a ficção terminará após a quarta temporada.


Controversa, polêmica e bastante misteriosa, a série 13 Reasons Why vai chegando a sua temporada final (até que se diga o contrário) colecionando uma diversidade de adjetivos — alguns bons e outros nem tanto. Mudando bastante a intenção inicial do livro no qual foi baseada, a série acabou traçando outros caminhos, levando adiante a parte investigativa com mais intensidade.

Desde o início de sua temporada em março de 2017, 13 Reasons Why está envolvido em polêmica, em parte por causa de sua representação gráfica de tópicos controversos, como suicídio ou estupro.


No entanto, com tantos acontecimentos ao longo dos episódios, é muito comum se perder um pouco no caminho. E por isso vamos relembrar acontecimentos importantes desde a primeira temporada da série.


continua após publicidade



1ª TEMPORADA:


Quando chega em casa depois de voltar da escola, Clay Jensen (Dylan Minnette) recebe uma caixa de sapatos com treze fitas cassete dentro. A remetente e autora das gravações é Hannah Baker (Katherine Langford), sua paixão do colégio que acabou de se suicidar. Nas fitas, a adolescente conta todos os motivos que a fizeram tirar a própria vida, além de instruir Clay sobre como ele deverá compartilhá-las.


Além dele, outros adolescentes da escola onde Hanna estudava, recebem as fitas detalhadas sobre como cada um deles tornou-se um motivo para que a adolescente cometesse suicídio (em uma cena gráfica que, após reclamações e pedidos de diversas organizações de saúde, foi retirada do ar). Lá, descobrimos que, dentre outras atitudes irresponsáveis, Hannah foi estuprada por Bryce Walker (Justin Prentice).


Clay começa a investigar se todas as situações eram verídicas e descobre também sua própria parcela de culpa na história toda. Assim, ele começa a lutar para que a justiça seja feita e as fitas acabem indo para os tribunais, culpabilizando os detratores, mas é impedido por Bryce e sua turma. No fim das contas, um julgamento finalmente acontece, e terminamos a temporada assistindo Alex (Miles Heizer) dando um tiro em sua própria cabeça e Tyler (Devin Druid) abrindo um compartimento de armas em seu quarto.


2ª TEMPORADA:


Cinco meses após a morte de Hannah Baker, o colégio Liberty High se prepara para ir a julgamento. Enquanto isso, uma série de fotos polaroide leva Clay e seus colegas de classe a descobrirem um segredo doentio e toda uma conspiração que tenta escondê-lo.


Os pais de Hannah não se calam diante da revelação das fitas da filha e levam o caso para os tribunais, tentando responsabilizar não apenas os alunos detratores como também partes que foram negligentes, a exemplo do diretor Mr. Porter (Derek Luke). Tyler, no entanto, é espancado e estuprado por Montgomery (Timothy Granaderos) e sua turma, por ter delatado ao tribunal sobre as fitas.


No tribunal, descobrimos que Bryce cometeu mais delitos de assédio e estupro, mas ele acaba sendo condenado a apenas três meses de serviços comunitários. Tyler, enquanto isso, se arma e vai até o Baile de Formatura pronto para realizar um tiroteio, até que é impedido por Clay e foge, deixando a arma nas mãos de Clay enquanto a polícia chega.


continua após publicidade



3ª TEMPORADA: